domingo, 12 de março de 2023

91 anos de Thereza Kunz Marges


Foto da visita a senhora Thereza Kunz Marges


Na semana passada, em um belo final de tarde, a conversa foi com a senhora Thereza Kunz Marges, ela que é neta paterna do pioneiro Santa-clarense Felipe Kunz e Catharina Olbermann, este que chegou aqui em 1874 e narrou em seu diário, toda viagem, da Alemanha até a colonização de Santa Clara do Sul. Ela é neta materna de Leopoldo Goergen e Paulina Ruwer, Leopoldo foi sub-intendente de Santa Clara do Sul na década de 1920. Thereza é a quarta filha do casal José Kunz e Bertha Goergen, nasceu em 28 de junho de 1931, na casa do avô Leopoldo Goergen, no centro de Santa Clara do Sul, teve uma infância com muitas mudanças, após nascer no centro da cidade, a família mudou-se para Nova Santa Cruz, sempre trabalhando arduamente para comprar sua própria área de terra. 

Casa que pertenceu a Leopoldo Goergen, onde Thereza nasceu.


Em Nova Santa Cruz, Thereza frequentou a escola com o renomado professor da comunidade, Pedro Canísio Weber. Em pouco tempo a família mudou-se para a Rua das Flores, onde ela passou a frequentar a escola no centro, no prédio onde hoje funciona a Biblioteca e Museu Municipal. Então a família voltou para Nova Santa Cruz, agora com uma área de terras própria, e ela voltou a frequentar a escola anterior com o mesmo professor. Conta que aprendeu ler e escrever em português, e sentia-se muito fraca quando criança, ela estudou por quatro anos. Seu pai, José Kunz, trabalhou como leiteiro, recolhia todos os dias a produção de leite em Nova Santa Cruz, vendia em São Rafael na casa comercial de Rainoldo Arenhart, o recolhimento do era feito de carroça puxada por cavalos, quando chovia pelas condições da estrada eram usados bois.  

Família de José Kunz e Goergen, com os filhos: Teobaldo, Arno, Alzira, Tereza, Oscar, Francisco, Veronica, Inacio, Canisio, Alice, Dalila e Eugenio.


Na Nova Santa Cruz da época, a família Kunz frequentava a venda do senhor Benno Johann para adquirir alguns mantimentos que não produziam em sua propriedade. Das lembranças da infância Thereza recorda que levou  a cavalo, milho em grão ao moinho, que ficava próximo onde hoje está o arado, na entrada de Nova Santa Cruz, para fazer farinha. Na ida derramou o milho de um lado da mala de garupa (tswerich sac), ela lembra do local do ocorrido, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, havia uma ponte com um buraco, e foi um pouco antes, não pode mais ajuntar o milho pois estava na terra e misturado com pedrinhas ficou impróprio para consumo. A família tinha uma pequena área de terras, por isso após a colheita da lavoura, Thereza e seus irmãos mais velhos trabalhavam de agregados na propriedade de outras famílias.

Foto do casamento de Thereza Kunz e Luiz Adroaldo Marges.

Thereza casou-se com Luiz Adroaldo Marges, no sábado, 26 de junho de 1954. Após casar-se morou em Sampainho, um ano após casada seus pais mudaram-se para Planalto em Santa Catarina onde faleceram.  Em Sampainho, o esposo trabalhou de carpinteiro, com seu pai, fabricavam carroças, rodas, carrocerias de caminhão e até caixões, neste período Tereza trabalhou com a sogra na lavoura. Do casamento com Luiz, teve três filhas: Ilse, Terezinha e Lucila. Quando seus sogros falecerem em Sampainho, foi residir em Mato Leitão e mais tarde voltou para Santa Clara do Sul. Seu espodo Luiz faleceu em 2004, ela passou a residir com sua filha Terezinha, em Picada Augusta Cruzeiro do Sul.

Família de Luiz Adroaldo Marges e Thereza Kunz, com as filhas: Ilse, Terezinha e Lucila.


Tivemos uma conversa muito agradável, com um bom chimarrão, olhamos muitas fotos, e entre as tantas fotos Thereza guarda muitas imagens de santos, como forma piedosa de devoção. A filha Teresinha, conta que ela reza o terço todos os dias, lê diariamente jornal e gosta até de ler livros. Com este exemplo e inspiração para todos nós, termino mais um relato dos nonagenários, que narram um pouco da história do cotidiano da Santa Clara do Sul do passado. Agradeço e desejo saúde, lucides e vida feliz para a senhora Thereza!


Imagens de Santos colecionados por Thereza Kunz Marges. 


Para mais clique abaixo:

98 anos Ida Maria Gottselig Friedrich

103 anos Ella Wünsch Lenhart

90 anos Amélia Ody

95anos Lucia Jung 

Centenária Maria Castro


Rafael Henrique Lenhard, nasci em 19 de Dezembro de 1994, em Santa Clara do Sul RS. Sou formado como Bacharel em Administração pela Universidade Norte do Paraná. Pesquiso a genealogia de várias famílias desde 2008.

Se você tiver alguma contribuição para fazer, estarei a disposição, contate pelo facebook, ou e-mail rafaelhelenhard@gmail.com, não esqueça de me seguir para acompanhar as publicações.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário