sábado, 1 de outubro de 2022

98 anos de Ida Maria Gottselig Friedrich

 

Foto durante a visita a dona Ida.

Recebi muito feliz, o convite para visitar dona Ida, hoje completando 98 anos. Tive a oportunidade de conversar com ela e relembramos muitos momentos de sua vida, deixo aqui registrado como homenagem pelo seu 98º aniversário.

Nossa conversa foi em alemão Hunsrick, começo lhe contando quem eram meus avós, os avós paternos  ela conheceu e teve amizade, também meu avô materno, era primo irmão de seu falecido esposo Osvaldo Friedrich. Jesses Gott!  Ela exclamava, com sorriso alegre e logo me contou episódios engraçadas dela com meus avós.

Ida Maria Gosttselig nasceu em 01 de outubro de 1924, em São Bento Santa Clara do Sul, na época segundo distrito de Lajeado. Filha de José Gottselig e Maria Carolina Sebastiany, a segunda mais velha de 10 irmãos que ela cita: Benno, Ida, Semilda, Melita, Hilga, Maria, Lucia, Ilka, Paulo e Pedro.


Fotografia da Família de José Gotselig e Maria Carolina Sebastiany.

Dona Ida com seus pais e irmãos.



Ela estudou na Escola Católica de São Bento, hoje Lajeado, durante quatro anos, seu professor foi o senhor Klein, que não falava português, ele administrava aula para quatro turmas em uma única sala. Logo ela aprendeu gramatica em alemão, escrevendo em uma lousa, pequeno quadro que era apagado no final da aula. Pergunto de suas colegas de aula, ela exclama: “Não vive mais ninguém!”, Ida lembra das colegas e amigas Erminda, Lidia e Norma Plfugseder.


Foto dona Ida criança.


Conta que na infância aprendeu trabalhar na roça, e a primeira vez  que plantou milho com seu irmão ela narra: “ Nossos pais antigamente tinham pouca noção, meu pai só arava a terra. Ele dava para nós um pacote de milho para plantar, e assim fomos plantando. O nosso vizinho Rainoldo Mohr e a esposa Greth, de sobrenome Trap, estava trabalhando em sua lavoura ao lado, então ele veio e falou para nós: 'Crianças assim não se planta milho, desta maneira não ganharão grandes espigas'. Nós questionamos 'Mas por que não?'. E ele respondeu: 'Vocês estão plantando milho para pasto, vão ganhar apenas pequenas espigas'.  Então ele nos disse para caminhar dois passos, colocar quatro ou cinco grãos e fechar o buraco. 'Assim vocês devem fazer!” Com Rainoldo Mohr nós aprendemos”.

 A família também plantava aipim, batata, arroz, feijão, cana-de-açúcar, inclusive produziam erva mate. Vendiam leite para queijaria do senhor Carlos Adams, que recolhia todos os dias o leite, com uma carroça puxada por dois burros, aos domingos não vendiam o leite para produzir Käseschmier para consumo durante a semana.

Cucas e bolachas eram apenas feitas na Páscoa, Natal e Kerb, “ Ah die Kerb!” ela exclama, a festa do padroeiro era muito festejada nas famílias, preparavam carne no forno a lenha (backofen),  galinhada e saladas colhidas na horta, as crianças recebiam um copo de refrigerante nestes dias festivos, relembra Ida.

Nos tempos de juventude, ela frequentou bailes no Salão de Valentim Leopoldo Friedrich em São Bento, onde conheceu seu esposo Osvaldo Friedrich. Ele construiu a casa onde criou sua família, com auxilio do pedreiro Otto Mader, antes do casamento. As terras foram adquiridas de seu tio Nicolau Sebastiany, havia uma mata no local, com arvores muito grossas, lembra que a construção foi muito trabalhosa e demorou cerca de dois anos. 


Residência de dona Ida em São Bento Santa Clara do Sul. 

 

Ida casou com Osvaldo Friedrich em 27 de junho de 1944, na Igreja na Matriz Santo Inácio de Lajeado, o casamento foi assistido pelo Padre Décio Heineck. Após o casamento passaram a residir na casa que reside até hoje e criou seus dez filhos: Sonia, Francisco Lotario, Roque, Ironi, Renato José, Lurdes, Rejane, Ana Maria e os gêmeos Pedro Bernardo e Bernardete Paulina.  Com saudade ela recorda do filho Roque que faleceu aos 10 anos incompletos, na época foi muito difícil encontrar o diagnostico de tumor no cérebro, e pouco se pode fazer para reverter o quadro de saúde. Seu esposo Osvaldo faleceu jovem, aos 54 anos, em 24 de agosto de 1973. Hoje ela tem além dos 9 filhos, 16 netos e 17 bisnetos. Com muita alegria, ela recorda tantos momentos de sua vida, mesmo atualmente com algumas limitações trazidas pela idade.

Foto do casamento Osvaldo Friedrich e Ida Maria Gottselig em 27 de Junho de 1944.


 

Dona Ida com os filhos.


Depois desta gostosa conversa, concluo que a alegria de viver faz muito bem, mesmo diante de dificuldades que aparecem pelo nosso caminho. Parabéns dona Ida pelos 98 anos, que Deus continue te abençoando com muita saúde ao lado de sua família.



 

Rafael Henrique Lenhard, nasci em 19 de Dezembro de 1994, em Santa Clara do Sul RS. Sou formado como Bacharel em Administração pela Universidade Norte do Paraná. Pesquiso a genealogia de várias famílias desde 2008.

Se você tiver alguma contribuição para fazer, estarei a disposição, contate pelo facebook, ou e-mail rafaelhelenhard@gmail.com, não esqueça de me seguir para acompanhar as publicações.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário