quinta-feira, 24 de junho de 2021

103 anos de Ella Wünsch Lenhardt

 

Dona Ella em sua casa em Sampaio Santa Clara do Sul.


Ainda estamos em tempo de pandemia, o que dificulta a visita e conversas com pessoas de mais idade, estas que são nossa memória viva do passado. É preciso buscar novos meios, para descobrir a essência da pessoa relatada, esta entrevista fiz por meio de redes sociais. O dia de hoje é histórico, neste dia de São João Batista, dona Ella Wünsch completa seus 103 anos.

Dona Ella nasceu em 24 de junho de 1918 em Sampaio Santa Clara do Sul, na época pertencente ao município de Lajeado, filha de Ervin Wünsch e Frida Hunemeier, é a penúltima de cinco filhos, quatro mulheres e um homem. É viúva de Pedro Lenhardt, o casamento ocorreu em 27 de fevereiro de 1937, do qual tiveram 7 filhos: Alma, Astha, Ivo, Lori, Otano, Claus e Gladis, os dois últimos são gêmeos.

Foto do casamento de Ella Wunsch e Pedro Lenhardt.


A filha Gladis conta que a mãe estudou até o quinto ano, em uma escola residencial na localidade de Linha Teresinha, município de Venâncio Aires. As aulas eram em alemão e aprendiam apenas palavras essenciais em português como: casa, árvore, filho, gato.

Dona Ella com familiares em sua casa em Sampaio Santa Clara do Sul.


A neta Ana, lembra com carinho da avó na infância quando morou na casa dela: “Uma cozinha quentinha e cheirosa, com o fogão a lenha, e panela de ferro para o feijão. Uma mulher frágil e pequenina, que trabalhava duro na lida da casa, do campo e dos seus”.

“Todas as tardes preparava um cestinho com pão de milho, linguiça, torresmo e café preto, levava na roça onde o marido Pedro os filhos Lori, Claus, Ivo e a nora Ana estavam trabalhando”, descreve a neta.

Pergunto para a neta, qual seria aos seus olhos, o segredo da longevidade da avó, ela responde: viver bem em família, ter fé e uma alimentação saudável, ela comenta que a avó sempre buscou ler, estar informada e ativa. Para ler a entrevista do centésimo aniversario de dona Ella, concedida ao Jornal A Hora, basta clicar aqui.

Festa do centenário de dona Ella com os filhos e nora.


Dona Ella tem 7 filhos, 19 netos, 21 bisnetos e 4 trinetos, sua residência permanece em Sampaio, Santa Clara do Sul, viveu os três últimos anos na casa de uma filha na cidade de Lajeado, hoje esta no Residencial Geriátrico Amor Perfeito, por possuir muitas limitações decorrentes da idade.

É um marco histórico atingir esta idade, uma alegria para família, e acima de tudo um exemplo de vida, para nos inspirar nos dias de hoje, não poderia deixar de dedicar uma postagem no meu blog. Parabéns dona Ella pelos 103 anos de vida, por sua trajetória e pela família construída!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário