quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Preservando nossa história

Sepultura Maria Magdalena Mallmann.

Este é o período do ano em que as pessoas mais visitam os cemitérios, época interessante para observarmos como estão as sepulturas de nossos antepassados, também para descobrir quem são eles e preservar sua história.

Sepultura de Maria Magdalena Mallmann foto  tirada em  2010.

Comecei minhas pesquisas em 2008, em 2010 descobri a sepultura de minha trisavó Mallmann, Maria Magdalena, filha de Jacob Reinbuchler e Elisabeth Werman. Nasceu em Dois Irmãos, em 20 de Março de 1848, casou com o trisavô Peter Mallmann, imigrante e professor, o casal teve uma vida sofrida e difícil.

Sepultura Maria Magdalena Mallmann.

A sepultura da trisavó está no Cemitério Católico de São Bento Lajeado, estava abandonada, resgatei ela do abandono desde que a localizei, não vivem mais filhos, nem netos, ainda quase todos não sabem que aquela sepultura é de sua bisavó, trisavó ou tetravó. Relatam ter sido uma doce senhora, apelidada de “Lieb Malin”, que viveu em outra época, passou enormes dificuldades para criar seus filhos, depois de uma semana acamada na casa do bisavô José Mallmann faleceu na manhã do Natal de 1924.

Foto colocada na sepultura neste ano.

Neste ano identifiquei a sepultura com sua foto, talvez uma das únicas que tenha tirado em sua vida, mas com certeza, deixou grandes ensinamentos para quem conviveu com ela. Talvez seus ensinamentos chegaram até nós, mas sem sabermos de que vieram da doce trisavó.


Sepultura Maria Magdalena Mallmann.

“Descobrimos algo sobre nós mesmos quando aprendemos algo sobre nossos antepassados.” Thomas S. Manson


Rafael Henrique Lenhard, nasci em 19 de Dezembro de 1994, em Santa Clara do Sul RS. Sou formado como Bacharel em Administração pela Universidade Norte do Paraná. Pesquiso a genealogia de várias famílias desde 2008.
Se você precisar de ajuda em pesquisas ou tiver alguma contribuição para fazer, estarei a disposição, contate pelo facebook, ou e-mail rafaelhelenhard@gmail.com, não esqueça de me seguir para acompanhar as publicações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário